Ouvidorias se aproximam ainda mais do usuário de serviço público em evento no parque da Redenção

Ouvidorias 1
Servidores de 14 ouvidorias deram orientações durante evento do parque da Redenção, na capital - Foto: Nabor Goulart / Casa Civil

Quando é preciso encaminhar um pedido de mais informações ou mesmo uma reclamação sobre atendimento ou um serviço, as ouvidorias são vistas como uma instância distante, com atuação mais protocolar do que efetiva. Na prática, é o oposto disso. Ouvidorias são estruturas montadas com profissionais especializados em encaminhar as demandas e ainda dar um retorno para o cidadão no final do processo. Para difundir o trabalho de qualidade realizado por esses órgãos, 14 Ouvidorias públicas e de entidade no RS realizaram um evento de aproximação com a população no parque da Redenção, em Porto Alegre, neste sábado (28).

Em tenda instalada próxima ao Monumento ao Expedicionário, os frequentadores do parque puderam falar com servidores de 14 ouvidorias, entender a atividade de cada uma e tirar dúvidas. A ação faz parte do projeto "O Rio Grande Te Escuta – Ouvidorias RS", coordenado pelo Governo do Estado e pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). O lançamento ocorreu na terça-feira (24/10), no Palácio da Justiça, na capital. A ação ao ar livre neste sábado (28) foi a primeira de outras realizações previstas.

Ouvidorias 2a
Mauro Renner, ouvidor do MPRS; Viviane Migliavacca, ouvidora-geral do Estado; e desemb. Altair de Lemos Jr., ouvidor-geral TJRS - Foto: Nabor Goulart / Ascom Casa Civil

No evento na Redenção também foram distribuídos exemplares do Guia das Ouvidorias. A publicação traz a relação desses órgãos públicos na esfera estadual, Justiça Federal, prefeitura de Porto Alegre e de entidade de classe, descreve a área de atuação e informa os meios de contato. O calor da manhã que incentivou a ida ao parque e mais a realização de um evento nas proximidades trouxeram um fluxo considerável de pessoas em busca de informações. Uma intérprete em Libras estava no estande para fazer atendimento a surdos.

"Ouvidoria é um canal de comunicação dos usuários de serviços públicos com a administração, sendo importante instância de controle, participação e fortalecimento da democracia. Na sua missão está o oferecimento de meios eficazes para a comunicação de qualidade da sociedade com o poder público, bem como no acompanhamento do atendimento das demandas recebidas”, disse Viviane Migliavacca, ouvidora-geral do Estado.

Ouvidorias 4
Ouvidores das instituições participaram do evento e saudaram a iniciativa da publicação do Guia das Ouvidorias - Foto: Nabor Goulart / Casa Civil

Ligada à Casa Civil do Governo do RS, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) recebeu, nos primeiros nove meses do ano, a 8.013 contatos, entre sugestões, dúvidas, elogios e reclamações. O Canal Denúncia, 3.251. As solicitações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) chegaram a 2.675 no período. A OGE faz atendimento eletrônico, por meio do site (ouvidoriageral.rs.gov.br), do e-mail (ouvidoriageral@casacivil.rs.gov.br), do telefone (0800-541-6136) e presencial no térreo do Centro Administrativo do Estado (av. Borges de Medeiros, 1.501 - bairro Praia de Belas, Porto Alegre).

● Clique aqui e acesse versão eletrônica do Guia das Ouvidorias

● Clique aqui e acesse o site da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE)

Participantes do projeto Rio Grande Te Escuta - Ouvidorias RS:
● Ouvidoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul
● Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul